Foto de Mike Chai no Pexels

A invisibilidade, pelo conceito adotado pela física, é uma característica que impede a absorção de luz pela visão. Muito presente em narrativas fantásticas, o conceito de invisibilidade foi sendo ampliado, deu vida ao sobrenatural, superpoder a heróis e vilões, explicação ao inexplicável. Ou, ironicamente, mostra o que não se via, ou aquilo que não se quer ver: pessoas e objetos.

Você já viu pessoas invisíveis? Viu.

No entender da DUXcoworkers, pessoas invisíveis são as que, voluntária ou involuntariamente, deixam de ser percebidas, seja no contexto econômico, no desenvolvimento de infraestrutura e aparatos urbanos, no acesso de tecnologias, educação, cultura e arte, ou deixam de ser consideradas no cotidiano da tomada de decisão.

Foto de gerald fredrik no Pexels

Invisibilidade Estratégica

A estratégia, palavra usada por diversos contextos semânticos, tem sua origem nos conflitos militares, de se traçar os caminhos para o ato de vencer. Transportada para outros setores do relacionamento humano, a estratégia orienta todos os caminhos da razão para a decisão, alcançando o status de disciplina acadêmica no contexto de gestão.

Invisibilidade Ideológica

Há ainda a invisibilidade da polarização de ideias, posicionamento, filosofia ou pensamentos. Um fenômeno social que pode gerar extremos, no qual a confiança ou falta dela se torna agressividade; a convicção é confundida com a teimosia ou intolerância e a argumentação das ideias dá espaço ao desmerecimento total do outro, que ganha o status de opositor.

Invisibilidade Digital

Separados por bolhas digitais, somos usuários de algoritmos que em troca do conforto, segurança, rapidez, eficiência, praticidade e outros valores da era digital, cedemos nossa intimidade rastreada pelos famigerados likes.

Invisibilidade Voluntária

Nem todos querem ser visíveis. Ou ser vistos.

Invisibilidade Clássica

A invisibilidade também pode ser fruto das classes sociais, de origem histórica que permeia as desigualdades sociais e econômicas atuais.

Invisibilidade Cidadã

O conceito de cidadania é conflitante por natureza com a invisibilidade.

Cidadania Inteligente

Cidadania é o conjunto de direitos e deveres, civis e políticos, das pessoas na sociedade que lhes confere igualdade diante do famoso Estado Democrático de Direito.

Escuta qualitativa

Pesquisas qualitativas permanentes, realizadas por profissionais capacitados, são uma fonte de informação relevante mas ainda pouco utilizadas pela gestão pública brasileira. Por meio delas, o desenvolvimento de soluções urbanas serão espelho dos anseios do cidadão, ou pelo menos, mais aproximadas de suas necessidades.

Com uma escuta ativa, a cidade é mais humana

A relação de troca entre o usuário e a administração pública alcança praticamente todas as esferas urbanas e não apenas a concepção de serviços ou plataformas digitais.

A inteligência da cidade evolui com escuta permanente.

Escuta qualificada, ativa e permanente, abre a perspectiva da administração colaborativa, trazendo o cidadão para o palco ou aproximando esse da tomada de decisão.

Visibilidade ativa.

A cidade de São Paulo é exemplo da experiência da cidadania.

Image by cleber araujo cleber from Pixabay

A cidade que ainda pode ser nossa.

Atualmente, a discussão quanto ao seu futuro está concentrada em dois grupos que parecem não se ouvirem mais — e por consequência, se tornam invisíveis entre si.

Participação significativa da população

A “participação significativa” do cidadão na administração municipal, motivada pelo poder público através do contato constante com o cidadão (escutas qualificadas perenes) pode se tornar um hábito de uma população acostumada à Visibilidade Cidadã.

Testando o protótipo urbano na experiência da visibilidade

Embora o caminho seja longo, uma boa forma de testar esse processo são os eventos públicos.

Cultura do protótipo e a arte de testar

Um evento público realizado em espaço aberto, acessível e plural, livre de abadás, cordões de isolamento e exclusividades, convida diferentes e diversas pessoas a se encontrarem.

Foto de Kaique Rocha no Pexels

Senso comum: a invisibilidade do óbvio

Quando buscamos a construção de uma cidade diferente pela inteligência e humanidade, pensamos que todos os seus cidadãos serão beneficiados por essa evolução.

Desconfiança do bom senso coletivo.

As pessoas são diferentes.

Uma tarefa quase impossível

Pensemos:

O bom senso comum

A busca pelo bom senso comum é olhar além do óbvio.

Todo mês, 01 artigo da DUXcoworkers.com sobre os assuntos: pessoas e trabalho, economia e tecnologia e cidades inteligentes. #servicedesign #userexperience

Todo mês, 01 artigo da DUXcoworkers.com sobre os assuntos: pessoas e trabalho, economia e tecnologia e cidades inteligentes. #servicedesign #userexperience